sábado, maio 03, 2008

MAIS UM "OFFICE" ONLINE


Já anda por aí desde 2007 mas para mim foi uma agradável surpresa. Mais uma "ferramenta" para trabalhar online.
Parecem cogumelos e tem um ponto em comum - são gratuitas. Ou melhor, gratuitas não porque há sempre por aí uns gajos que até cobram pelos erros que fazem.
Vários formatos à escolha para poder exportar da forma como desejar, com especial destaque para o verdadeiro standard ODF e nem vestígios do OOXML. Acho que todos os não-M$ deveriam recusar-se a exportar para este deficiente formato. A M$ que o faça já que tanto e$forço andou a fazer para o comprar.

EDIT: Aqui fica o link. Fico agradecido pelo comentário a alertar-me.

6 comentários:

Anónimo disse...

e link não ha?

Anónimo disse...

Um dos gajos que saiu da Mandriva também lançou um serviço parecido, mas com uma enorme quantidade de funcionalidades. Basicamente, o serviço é um interface web em java do OpenOffice; tudo ou quase tudo o que tens no OpenOffice, tens lá. E até já têm uma distribuição de GNU/Linux que está integrada com o serviço. Não me recordo é do nome do serviço e da distribuição.

jocaferro disse...

Esta descobri por acaso e nem sei como fui lá parar. Vejo algumas referências a Agosto de 2007 mas muita pouca publicidade o que acho estranho quando o principal patrocinador dá pelo nome de VISA. O que notei é que é muito completo com muitas funcionalidades tendo até imensos templates.
No fundo, um escritório quase completo só que online!
Havendo vontade por parte dos operadores penso que será esta a fórmula do futuro e com enormes vantagens a todos os níveis desde o económico até ao ambiente. Uma configuração tipo eeePC, desde que não equipada com aquelas coisas, daria para todos andarem a trabalhar em qualquer lugar consumindo uns míseros Watt.

@braço.

Anónimo disse...

Bom bom, seria se o código destes serviços fosse disponibilizado sob uma licença livre, tipo a AGPL.

jocaferro disse...

Nunca se sabe. Já andam por aí uns SO que estão publicados sob licenças abertas mas por enquanto anda tudo um pouco "apagado".
Penso que daqui a mais uns anos iremos assistir a um boom destas tecnologias e aí, caso os ISP o permitam, muitos deles abrirão o código.
Tens razão ao dizer que era bom. Se nós pudéssemos meter destas ferramentas num site próprio moldadas à nossa maneira/empresa era fantástico.

@braço.

Luciano Silva disse...

Boas jocaferro. Esta ferramenta é de facto muito boa. Já experimentei há algum tempo e gostei bastante. Tem muitas funções, hávendo até quem o utilize como editor de blog.
O meu Office on-line, para já, ainda é o google docs. (E tão cedo não devo mudar, porque tenho lá imensa coisa.)
Já repararam no "Powered by Zoho"? (Excelente ferramenta também...) Olha aí está um tema interessante para um post... que achas?